quarta-feira, agosto 01, 2012

Mídia, Informação e Manipulação

    Hoje venho falar da mídia e sua manipulação. Não vamos conversar sobre como a Globo é malvada ou que o SBT tem um jornal chato, o assunto é sério. A mídia no nosso páis não é um canal de comunicação livre e aberto para que a informação veicule transparente para todos. Na verdade, ela é um canal de comunicação manipulado por politicagem (não confunda com política) aberto para que a inforamação veicule moldada conforme a vontade dos responsáveis por sua divulgação.

    Como exemplo, vou usar a greve dos professores para ilustrar minha discorrência. Atualmente a greve dos professores é algo grande, muito grande. A maior parte das notícias sobre isso começou no facebook. Não saía em grandes redes de televisão, nem jornal. Foi só depois que a greve atingiu mais de 90%, aproximadamente, das universidades e outros órgãos federais, que a notícia foi divulgado. No começo, foi numa matéria pequena, de menos de três minutos. Quando haviam manifestações eram mostradas cenas que pareciam atos de vandalismo dos professores e alunos. Finalmente, quando o governo apresentou sua proposta, a mídia divulga como algo maravilhoso (não tanto como o aumento dos deputados). No entanto, sabe-se que a proposta do governo é uma falácia (não confunda com mentira, são coisas diferentes) e, já foi esclarecida e corre solta no facebook. Apesar disso, a mídia continua com sua palavra anterior, dizendo que a proposta é boa e, expondo dados de tal forma que ignorantes no assunto (infelizmente, são a maioria da população) tem uma ideia errada da situação.


    Mas, por que? Por que isso é dessa forma? Como e por que isso tudo? Meu caro, a resposta é simples: reina a politicagem. A politicagem é, em termos simples, a união de duas regras: "uma mão lava a outra" e "farinha pouca, meu pirão primeiro". Para quem quer uma definição melhor, o veja o Dicionário Online de Português. A politicagem se constitui de política de interesses pessoais. Nisso, temos acordos, facilitações, e outras coisas. Não que role propina ou seja ilegal, é apenas anti-ético (em alguns casos, ilegal sim).
    Para ilustrar isso, vou te dar um exemplo fictício: Pessoa X. fala com a emissora YTV para distorcer as informações sobre a greve dos professores e, convencer os ignorantes de que a culpa é dos professores. Em troca, a emissora YTV vai fazer um programa para receber doações e, o governo a isentará de todo e qualquer imposto sobre as doações e o manejo desse capital. Simples e interessante, não é? Prosseguindo no assunto e, voltando ao nosso exemplo, as cenas mostradas na TV que pareciam vandalismo são apenas imagens mal expostas. Pedaços cortados para dar outra impressão. Observe a seguinte cena:

Maria: Carlos, você me traiu! Você não presta!
Carlos: Maria, para com isso. Você sabe que a culpa é sua.
Maria: Culpa minha? Você me troca por aquela vagabunda, joga tudo o que vivemos no lixo e a culpa é minha?!
Carlos: É sim, não enche o saco. Para com isso, vagabunda! Me deixe em paz!
* Maria dá um tapa na cara de Carlos *

Nessa história, vemos que Maria está com razão. Agora, veja como uma simples manipulação desse vídeo muda todo o cenário:
Exibido pela YTV:

Maria: Carlos, você me traiu! Você não presta!
Carlos: Maria, para com isso. * CORTE *
Carlos: Me deixe em paz!
* Maria dá um tapa na cara de Carlos *

    Manipulação feita. Quem ver vai achar que a Maria é uma descontrolada que avançou no Carlos sem provocação. Agora, vou dar exemplo de outra manipulação que, é muito sutil, mas ocorre em larga escala.

Exibido pela ZwTV:
Maria: Carlos, você me traiu! Você não presta!
Carlos: Maria, para com isso. * VÍDEO FICA MUDO *
* Vídeo fica ao fundo, câmera foca nos jornalistas *
* Jornalistas comentam imparcialmente o vídeo *
* Som do vídeo volta subitamente *
Carlos: Me deixe em paz!
* Maria dá um tapa na cara de Carlos *

    Entenderam como funciona? É como um truque de mágica. Desviam a atenção e fazem você acreditar na ilusão.


    Leitor, fique atento e procure conhecimento. Saber discriminar uma informação manipulada de algo transparente é difícil, mas com atenção vocês conseguem. O meu conselho foi dado. Observe o jornal que você assiste, o jornal que você lê, aquela foto divulgada, aquele vídeo sobre o ocorrido. Cabe a cada um querer sair da ignorância e enxergar a verdade.

    Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário.
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Depois dessa vou ficar de olho. Isso aí é muita verdade, não sabemos quase nada dos fatos, só a história contada.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a chance de existir um veículo de informação livre de influência é praticamente nula. Mesmo "sem querer", às vezes uma opinião ou postura da organização é refletida em uma notícia, por exemplo.
    As organizações Globo usam todo o seu poder e domínio na comunicação nacional para dosar o conveniente para ela o nível de importância de acontecimentos e os distorcer para seus telespectadores bitolados. Este é o caso clássico.
    O que resta é o povo ter noção disso tudo e não se prender a apenas uma agência de notícias para se informar, por exemplo. Quem ouve os de todos os lados pensa melhor.

    ResponderExcluir
  3. Me fez refletir bastante esse post, realmente muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, sempre temos que ficar de olho nessas coisas

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante,para as pessoas não acreditarem em tudo que veem !

    ResponderExcluir
  6. Por isso devemos procurar várias fontes de informações para tirarmos nossas próprias conclusões!

    ResponderExcluir